Impacto econômico da rede de cabos submarinos do Google na América Latina e no Caribe
15 May 2023 | Regulation and policy
David Abecassis | Andrea Betteto | Michael Kende | Prof. Neil Gandal (independent adviser)
Report
Neste relatório, patrocinado pelo Google, analisamos o impacto dos cabos submarinos na América Latina e no Caribe (LAC) e quantificamos o impacto econômico dos cabos nos quais o Google investiu e que estão aterrissando na Argentina, Brasil, Chile, Panamá e Uruguai.
Os serviços de Internet são vitais na América Latina e o Caribe (LAC), assim como em outras regiões ao redor do mundo. O número de serviços e produtos disponíveis na Internet está crescendo rapidamente, levando a uma demanda muito grande que precisa ser atendida internacionalmente. Como parte dessa tendência global, prevê-se que o tráfego da Internet tanto dentro da LAC quanto entre os países da LAC para o resto do mundo, continue crescendo no futuro. É neste contexto que os operadores e empresas de Internet, juntamente com alguns investidores em infraestrutura, estão a investir na LAC de forma a suportar o crescimento de tráfego esperado.
O Google é uma importante parte interessada no ecossistema da Internet, lidando com o tráfego em rápido crescimento para seus usuários e clientes de nuvem. Para gerenciar esses crescentes requisitos de capacidade, investe em infraestrutura de cabos submarinos, tanto na LAC quanto em nível global. Até agora, na LAC, o Google liderou o lançamento de três cabos submarinos internacionais: Monet (ligando Brasil e EUA), Tannat (conectando Argentina, Uruguai e Brasil) e Curie (conectando Chile, Panamá e EUA). Também liderou a implantação de um cabo doméstico no Brasil, o Junior, que liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, anunciou um quinto sistema, Firmina, que deve estar pronto para o serviço em 2023, e ligará o leste dos EUA ao Brasil, Uruguai e Argentina. O Google também investiu em outras infraestruturas, às quais os cabos fornecem maior conectividade, incluindo seu data center em Santiago (Chile), bem como regiões de nuvem em São Paulo (Brasil) e Santiago (Chile). Planos para uma terceira região de nuvem na LAC, no México, foram anunciados em julho de 2022.
O aumento dos níveis de conectividade em uma região traz uma ampla gama de benefícios, tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo. Os benefícios dos projetos de fibra submarina e terrestre incluem uma redução na latência e nos preços de trânsito do Protocolo da Internet (IP), bem como maior largura de banda por usuário da Internet. Esses benefícios levaram a um aumento de usuários de Internet na região e um aumento no consumo de dados.
Assim, os investimentos em infraestrutura de cabos submarinos do Google estão contribuindo para uma conectividade melhor e mais barata na LAC. Estima-se que os impactos positivos na penetração da Internet e no uso de dados apoiem o crescimento econômico em termos de PIB e geração de empregos. Estimamos que as implantações de cabos submarinos do Google na região levarão a um aumento cumulativo do PIB de US$178 bilhões entre 2017 e 2027 (valor em dólares reais de 2021), em comparação com um cenário “contrafactual” em que esses cabos não teriam sido implantados. Isso representa um aumento anual do PIB de 1,08% em 2027 nos cinco países em que os cabos do Google chegam. Estima-se que essa produção econômica adicional apoie a criação de cerca de 740.000 empregos até 2027.
O ambiente regulatório e político para implantação de cabos submarinos nem sempre é claramente definido ou facilmente acessível nos países da LAC, embora existam diferenças entre os diversos mercados. Com um regime de licenciamento transparente e consistente, os investimentos estrangeiros, que parecem ser geralmente bem-vindos na LAC, devem continuar a ser feitos na região, permitindo que empresas e usuários finais se beneficiem de melhores sistemas de conectividade.
Colaboramos neste relatório com o Prof. Neil Gandal da Universidade de Tel Aviv.